A transformação digital é uma transformação na maneira como nos relacionamos.

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Muito se fala sobre a utilização dos Algoritmos, Big Data, Business Intelligence, Metodologia Ágil e tantas outras evoluções tecnológicas que nos faz pensar no impacto que a transformação digital traz ao mundo dos negócios. Mas a grande verdade que toda essa tecnologia agrega ultrapassa os campos eletrônicos para afetar um único ponto: você.

A experiência digital evoluiu para estreitar o relacionamento entre as pessoas tornando esta interação mais plena. Ela nos traz um grande número de informações sobre os clientes, seus hábitos e comportamentos, porém estes dados precisam ser transformados em valor. Para isso, é necessário uma inteligência que está além das ferramentas digitais  disponíveis, é preciso pessoas que ‘ouçam’ esses dados e identifique ali tendências e desejos para que possam aperfeiçoar aquilo que oferece ao mercado. Portanto, a transformação que vivemos tem um viés digital, mas seu verdadeiro enfoque são as pessoas.

O principal não é a gama de tecnologia que dispomos, e sim como convertemos essas ferramentas para que elas gerem valor ao usuário e possa trazer uma prática que surpreenda os clientes, antecipando ações e, dessa forma, aumentando a fidelização. Neste aspecto, a tecnologia é uma aliada perfeita para obter uma diferenciação e destaque em um mercado cada vez mais concorrido.

A questão não é digitalizar, mas estruturar sua estratégia para unir funcionalidades e aperfeiçoar seu relacionamento, desde a criação de um conteúdo relevante ao seu público até a facilitação do contato do cliente com sua marca. Atualmente, as pessoas priorizam o uso de aplicativos pela facilidade de relacionamento que esta mobilidade proporciona. E aí está a grande dica: Mobilidade e relacionamento caminham lado a lado. Somado isso a uma estratégia do negócio, podemos enfim colher os bons resultados que transformação digital nos dá.

Como exemplo, Frank Cooper III, considerado um dos “100 Most Creative People in Business” pela revista Fast Company, diretor de marketing do BuzzFeed, atuou por 12 anos como chief marketing officer mundial da PepsiCo é um dos muitos que acreditam nesta fórmula. Ele implementa um processo de produção no BuzzFeed que investe no ciclo de criar, distribuir, aprender, adaptar e criar. O resultado dessa estratégia são sete bilhões de visualizações mensais. Ou seja, a transformação digital está além dos gadgets que usamos, está em nós e na capacidade que temos de criar a partir dessas informações.