coaching-e-rh

De uns anos para cá, o coaching ganhou grande representatividade no mercado por auxiliar líderes e empresários, atuando nos processos para melhorar o desempenho. Assim, ele foi visto como uma forma de desenvolvimento de pessoas. É exatamente através deste viés que o coaching se alia ao RH e pode trazer resultados incríveis às empresas, uma vez que o recursos humanos sabe a importância e necessidade de aperfeiçoar o potencial dos seus colaboradores.

O coaching não para de crescer, apesar de não ser uma profissão regulamentada, no Brasil estima-se que entre 2010 e 2014 houve um aumento de 300% no número de coaches ativos. Fazendo um resumo bem grosseiro, as habilidades do coach estão em entender de forma pró-ativa o seu cliente e através de perguntas e ferramentas de diagnóstico fazer com que a própria pessoa entenda melhor suas dificuldades e encontre formas de superá-las. Ou seja, ajudar a aprender ao invés de ensinar.

OS BENEFÍCIOS DO COACHING EMPRESARIAL

A combinação desta metodologia com o RH torna possível eliminar deficiências no time quanto à comunicação, relacionamentos, processos, organização do tempo e também nas lideranças. Outro ponto positivo da cultura de coaching é que ela traz uma visão mais humanizada às organizações e defende o foco nas pessoas e na performance.

O coaching é um processo individualizado, mas, em geral, algumas etapas são definidas para o Coaching Empresarial: o primeiro passo é o contato para entendimento; depois, a definição dos objetivos do processo; partimos então para o entendimento do contexto organizacional; a definição de objetivos específicos; a elaboração de um plano de ação; a execução do plano de ação; e, por fim, a conclusão do processo de coaching.

OS IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO

Como um exemplo dos impactos que o coaching tem sobre as organizações, a Revista Recursos Humanos para Executivos relatou que o coaching aplicado em mais de 50% dos 761 colaboradores teve aceitação de 90% dos agentes e aqueles que passaram pelo processo receberam promoção com mais frequência em comparativo com os colaboradores que não foram submetidos à técnica.

Em um mercado altamente competitivo, a importância das empresas em desenvolver meios que facilitem e ao mesmo tempo torne seus colaboradores capazes de resolver problemas e lidar com situações difíceis traz ganhos tangíveis a todos da organização. O Coaching Empresarial trará novas estratégias e novos comportamentos para resolver as lacunas, aprimorar o que está dando certo e arrumar o que não está indo bem. Desta forma, a empresa encontra os meios e ferramentas para superar os resultados esperados.